terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

PLANO DE ESTUDOS

Extraído do texto do Prof. Vagner Moraes

É hora de começar ou de recomeçar a se preparar para os Vestibulares e Enem.

Uma das melhores maneiras de estar bem preparado para enfrentar e obter bons resultados é montando um bom Plano de Estudos.
Comece montando uma planilha com os horários e dias da semana (isso inclui sábados e domingos). 

Uma simples planilha tendo uma coluna vertical representando as horas do dia e no topo uma coluna horizontal representando os dias da semana, ou seja, é uma planilha de planejamento semanal.
Então, obviamente, o PE tem por objetivo auxiliar o aluno a organizar os seus estudos semanalmente.
A ideia básica deste plano é não permitir que haja o acúmulo de tarefas ou matérias, de modo que o aluno consiga estudar todo o conteúdo programático do seu curso, colégio ou concurso.
Após a montagem do plano não há necessidade de rigidez no que se refere à construção do mesmo, pois, de acordo com a necessidade, o plano deve ser modificado. Se por acaso acontecer em vários fatos durante a semana que impeça o aluno de cumpri-lo, o que se fazer é retomar os estudos do ponto da matéria em que ele parou, a partir de qualquer dia em que ele se encontre em condições de fazê-lo. Supondo que o aluno não estudou Segunda, Terça e Quarta. Na quinta irá estudar as matérias previstas pra esse dia. Os dias não estudados * "morrem" e se retoma na próxima semana.
O grande segredo do Plano de Estudos é manter a continuidade, ou seja, uma vez distribuídas as matérias durante a semana e controlado os conteúdos já estudados, basta retomar a matéria de onde o aluno parou. A continuidade do processo é fundamental para o sucesso do aluno.
Quando houver uma grande mudança de horário de longo prazo na vida do aluno como, por exemplo, o início de um curso novo em determinados dias na semana ou vai começar a trabalhar, é necessário refazer o PE.
Montar um PE é uma das etapas para você ter uma boa preparação para seu concurso, pois esse plano de horário faz parte de uma estratégia maior que é planejamento de estudos para você ter sucesso no objetivo do seu curso ou do seu concurso. Nosso objetivo aqui é dar uma visão geral de como você pode montar um plano de horário de estudos, mas cada um é que vai saber da sua necessidade e das suas possibilidades de tempo, além das suas demandas, ou seja, ninguém melhor que você mesmo para montar o seu plano, saber o que você necessita. O que nós estamos apresentando são apenas sugestões de como você pode fazer o seu plano. Faremos abaixo uma simulação de um aluno que tem pouco tempo para estudar e necessita montar um PE.
Uma das primeiras coisas que você precisa fazer é montar uma lista de todas as matérias o que você estuda no seu curso (ou escola) ou das matérias que cairá no seu concurso. Depois você colocar a em ordem crescente uma numeração ao lado de cada matéria de acordo com as suas dificuldades dela. Supondo que você tenha um concurso que vai cair as seguintes matérias: química, física, português, matemática, biologia, história, geografia, Inglês/Espanhol e redação. Analisando cada matéria, você, mais do que ninguém, saberá quais destas tem maior e menor dificuldade. E mesmo que você ache que as dificuldades são parecidas em algumas matérias não tem problema, é importante listar esse grau de dificuldade. Apesar desta lista crescente, um detalhe importante é dar tempos parecidos para todas as matérias, porém um tempo maior para todas as que você achar que tem mais dificuldade. Com base no exemplo faremos a seguinte lista para a simulação do nosso PE: 1 matemática, 2 química, 3 física, 4 português, 5 redação, 6 geografia, 7 história, 8 Biologia e 9 Inglês/Espanhol. A partir daí as matérias que estão no topo da lista receberão um pouco mais de tempo do que as matérias que estão na parte de baixo da mesma.
Vamos montar o PE em cima das matérias citadas, levando em consideração a lista de nível de dificuldade que esse aluno tem. Apesar de a lista ter sido montada do com uma escala de 1 até 9 (total de matérias), o aluno não pode colocar toda sua carga horária em cima da matéria que vem em primeiro e quase nada na última. O certo é fazer um balanço entre as matérias de forma mais ou menos homogênea, porém colocando um pouco mais de horário nas matérias da parte de cima da lista de dificuldades. Lembre-se que todas as matérias possuem muito conteúdo.
Um detalhe importante é o aluno deixar no fim de semana um espaço chamado de Tempo de Revisão (TR) para que ele possa rever a matéria que ele pulou durante a semana. É importante não ficar pulando muitas matérias e nem ficar fazendo isso toda semana. Os dias que não se estudou* por problemas pessoais não caberão dentro do Tempo de Revisão, então nesse caso melhor retomar na semana seguinte.
Para diferenciar algumas atividades feitas ao longo da semana o aluno pode criar siglas próprias como, por exemplo, EX MAT para horários selecionados para fazer exercícios (nesse caso de matemática) ou OL GEO para horários selecionados para o aluno assistir aulas On Line (Curso pago ou vídeos do You Tube).
E, como já citado acima, sugere-se ver a lista de sugestões anexa na própria planilha do PE que está disponível para download sendo essas as seguintes:

  • Observar horário para alimentação;
  • Dar uma parada para descanso, sendo o ideal entre 5 a 10 minutos a cada hora de estudo;
  • Não passar das 23h00minh estudando, mas isso vai de cada pessoa. Se você tem disponibilidade de acordar um pouco mais tarde pode colocar até meia-noite, porém nesse momento o aluno já vai estar bastante exausto. É bom lembrar que é um plano de horário semanal para ser seguido durante o ano todo, pois não adianta um dia estudar até às duas da manhã e no outro dia até as 20h00minh porque está caindo de sono e dormindo, deixando matérias para ser estudadas. Se você estabeleceu um prazo de horário para seguir, tem que seguir todos os dias. Então não adianta bancar o heroísmo em Janeiro para chegar ao mês de Maio o seu plano estar mais do que abandonado. O ideal é fazer um plano "pé no chão" para que se cumpra ele durante todo o ano.
  • Não esquecer reservar horário para fazer alguma atividade física, mesmo sendo pouco, é muito importante.
  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário